Biografia

Angelino Pereira


Romancista, poeta, colunista, contador de histórias. Angelino Pereira é um escritor nato, um apaixonado pelas Letras.

Serve-nos uma escrita fluida e sincera. Inspira-se em memórias, na essência das pessoas, no fantástico da vida. Assume a sua paixão pelo Romance, para onde pretende transportar as emoções dos seus leitores. Natural de Novelas, Penafiel, Angelino Pereira tem merecido vários prémios e distinções ao longo dos anos.

Dada a sua grande paixão pelas Letras e sentido humanista, dedica o seu tempo à leitura, à escrita e ao trabalho pela causa social. Grande parte da sua obra tem sido doada em benefício de projetos comunitários.

À escrita junta o seu trabalho como consultor e professor universitário na área da prevenção de riscos profissionais e coordenação de segurança. É colaborador em vários jornais e participa em palestras e tertúlias prosaicas e poéticas. Tem um sem número de participações em coletâneas e antologias poéticas.

Autor de mais de 11 obras, Angelino Pereira não para de nos surpreender.

 

Angelino Pereira é membro n.º 905 da Associação Portuguesa de Escritores e Beneficiário n.º 16251 da Sociedade Portuguesa de Escritores. Tem merecido alguns prémios e distinções desde março de 1985 quando recebeu uma Menção Honrosa da Câmara Municipal de Guimarães por um trabalho de pesquisa histórica sobre a nacionalidade portuguesa, com título “24 de Junho Dia 1 de Portugal”.

Voltou a ser galardoado em 22 de junho de 1985 pela escola Secundária Francisco de Holanda, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, com o 1.º prémio em Poesia com o seu poema JUSTIÇA, escrito em Angola em 1970.

Desde então várias distinções tem merecido, como:

1.º, 2.º e 3.º prémios em poesia nas Competições Culturais do Clube de Pessoal da EDP, em 1995;

3.º prémio em conto nas Competições Culturais do Clube de Pessoal da EDP, em 1995;

2.º prémio em quadras nas Competições Culturais do Clube de Pessoal da EDP, em 1997;

1.º prémio em poesia do Instituto Superior da Maia, em 1997;

5.º prémio em poesia nas Competições Culturais do Clube de Pessoal da EDP, em 2001;

Menção Honrosa em conto nas Competições Culturais do Clube de Pessoal da EDP, em 2001;

1.º prémio, em quadras populares no 1.º Encontro Nacional de Poetas, em Guimarães, em 2001, entre outras.

YoutubeFacebook